Por: Pastor Maiquel Marques [IIGD-Porto Alegre (SEDE) / Sapucaia do Sul]
Levítico 21:18-21
“Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, ou homem que tiver pé quebrado, ou quebrada a mão, ou corcovado, ou anão, ou que tiver bélida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado”
Veja que o Senhor proibiu que pessoas com defeitos servissem como sacerdotes; vamos analizar esses defeitos na lista de Deus, deixando de lado a questão física e olhando com olhos espirituais:
CEGO – O cego não serviria para a obra. Para sermos bons obreiros, precisamos enxergar. Lembra-se do caso do servo de Eliseu? Que entrou em casa gritando e dizendo: Profeta! Estamos cercados por um exército inimigo!!! O homem de Deus disse: Senhor abra os olhos desse moço para que veja! E então ele pode contemplar os anjos de Deus dando-lhes proteção(II Reis 6.17). Um bom obreiro precisa ver as coisas no mundo espiritual, não pode ser cego.
COXO – O coxo é aquele que manqueja.Temos que fazer veredas direitas para nossos pés, Deus não poderá nos usar se estivermos coxeando pela vida.
NARIZ ACHATADO – Como deve ser o semblante de alguém que deseja servir no altar? Infelizmente muitos ainda não entenderam que um sorriso no rosto, um semblante agradável, vale mais que mil palavras. As pessoas chegam à Igreja cansadas, decepcionadas com o mundo; maltratadas pelos problemas e oprimidas pelo diabo, e às vezes encontram obreiros e pastores com a cara fechada, rancorosos, preocupados com seus próprios interesses!
MEMBROS COMPRIDOS – Desproporcional. Aquele que deseja servir ao Senhor deve ter o bom senso de saber o que lhe fica bem e o que pode causar escândalo em quem o vê.
PÉ QUEBRADO – O que acontece com um objeto que tem o pé quebrado? Não pára em pé, não é verdade? Existem muitas pessoas que querem fazer a obra de Deus, mas tem o pé quebrado. Não se firmam, estão aqui, depois mudam-se para lá, aparecem e depois somem.... “Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor” I Cor 15.58
MÃO QUEBRADA – Quem tem a mão quebrada não consegue agarrar com firmeza. A obra de Deus exige força de vontade e garra.
CORCOVADO - Lembre-se que aquele que faz a obra de Deus não pode andar de cabeça baixa. Não pode ser curvado; nem por medo, nem por vergonha. Seja obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar. II Tim 2.15
ANÃO – O anão é aquele que não desenvolveu sua estatura. É impressionante o número de pessoas que começam o ministério e depois estacionam em algum ponto e dali nunca mais saem. Nunca pare de crescer.
BÉLIDA NOS OLHOS, SARNA E IMPIGEM – Nosso olhar, nosso semblante, nosso modo de falar e até de responder deve refletir à Cristo. Você pode ser sério, mas não arrogante; pode ser sorridente, mas não escarnecedor; pode repreender, mas com amor, nunca com ódio. Elimine de sua vida a arrogância, a falsidade, a inveja, o medo e a inferioridade. Seu semblante ficará muito mais suave.
TESTÍCULO QUEBRADO – Que seja incapaz de se reproduzir! O bom obreiro é aquele que faz discípulos. Tem que ser reprodutivo, ganhador de almas. O bom obreiro atrai a atenção das pessoas e todos querem imitá-lo por seu bom procedimento.
Diante destas qualidades, é bom você que deseja fazer a obra de Deus, ou que já até está a fazer, cuide bem de sua aparência física, mas cuide também de seu interior, para que Deus possa te usar cada vez mais.
Deus te abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário