APÓSTOLOS SÍLVIO E MARIA RIBEIRO NO NOSSO BLOG
(Centro de Avivamento Para As Nações - Porto Alegre / RS) Vencendo a Fofoca!!!
(Pv 6: 16-19) “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
(Lv 19:16) “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.”
(Pv 20:19) “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.”
OBJETIVOS: Criar a consciência da importância de não emprestar nossa boca e ouvidos para a divulgação de fofocas.Conhecer as conseqüências que sofrem aqueles que praticam ou se deixam influenciar por fofocas.
INTRODUÇAO: Muitas vezes nos perguntamos: -Por que nossas finanças vão mal? Por que não nos damos bem com as pessoas? Por que estamos doentes? Por que não alcançamos nossas metas? Parte dessas respostas está em nosso comportamento. Quando acusamos e julgamos a outros com as nossas conversas, nos condenamos ao fracasso, a enfermidade e a miséria. Se cairmos na tentação da fofoca, seremos parte da natureza satânica. Chegou a hora de deixar a fofoca e viver no temor de Deus!
O que é o mexerico, a fofoca?
Isso provém do grego fluaros, que significa murmurar, andar de pessoa em pessoa, espalhando e aumentando coisas de outras que nem sempre são verdadeiras. Fofoqueiro é aquele que semeia contenda entre irmãos, gerando inimizade e operando debaixo da natureza satânica que acusa, murmura e calunia.
Quem é o diabo?
Prossegue da palavra grega diabolos, que significa caluniador, acusador, difamador; aquele que faz outros tropeçarem, semeando fofocas para criar divisões. O fofoqueiro está influenciado por demônios. Ele está endemoniado.
Como pode um fofoqueiro, caluniador, murmurador, contaminar a outros?
(Sl 5:9) “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.”
(1 Tm 5:13) “E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.”
O fofoqueiro tem prazer em falar da vida de outra pessoa sem essa pessoa estar presente.
Essa é a principal característica de um fofoqueiro: falar dos outros sem os outros estarem presente. Você tem esse hábito? Rejeite isso agora! E mais: rejeite as pessoas que têm esse comportamento, pois estão endemoniadas e querem endemoniar a você também!
Quais são as conseqüências que sofrem os fofoqueiros?
Os fofoqueiros terminam em corrupção moral e de valores.
(Jr 6:28) “Todos eles são os mais rebeldes, andam murmurando; são duros como bronze e ferro; todos eles são corruptores.”
Eles se destroem a si mesmos.
Os fofoqueiros se transformam em pessoas amaldiçoadas.
Quem leva e traz fofocas gera contendas, divisões e maus entendidos entre as pessoas. O fofoqueiro tende a questionar tudo e a fazer perguntas controversas. É alguém negativo que contamina outros. Muitas pessoas, por causa de fofocas, quebraram a sua aliança com Deus, e abandonaram o seu chamado.
O fofoqueiro traz condenação para si mesmo.
A fofoca traz condenação à pessoa que a pratica, e as suas palavras a conduzem a condições permanentes de pobreza. O fofoqueiro vive fora da comunhão com Deus, e está a passos largos para o inferno, e o seu maior desejo é levar seus ouvintes com ele.
Os fofoqueiros são julgados por Deus com uma calamidade repentina.
(Pv 6:14-15) “Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.”
APLICAÇÃO:
Orar por aqueles que permitirão que a fofoca entrasse em suas vidas;
Leve seu grupo de amigos a pedir perdão por todas as vezes que deram lugar a fofocas, permitindo contendas e divisões.
Rejeitar aos espíritos de fofocas, murmuração e criticas.
DIGA NÃO A FOFOCA! DIGA NÃO AOS FOFOQUEIROS!